Edifício Sede da PRODESAN

Edifício Sede da PRODESAN

Foi um dos primeiros grandes projetos do departamento de engenharia da PRODESAN, inaugurado em 30 de dezembro de 1969 e nominado “Arthur da Costa e Silva”, como homenagem ao ex-presidente falecido uma semana antes.

Construído em concreto aparente e apresentando janelas com cobertura em arco (uma proteção natural contra sol e chuva), o edifício, por sua inovação, chegou a ser comparado às grandes construções gregas e romanas. Seu projeto foi assinado pelos engenheiros Flávio Pastori e Luigi Villa Vechia. Seu custo total foi de 3 (três) bilhões de cruzeiros velhos.

Em 1990, a Prefeitura de Santos sugeriu a troca de nome do edifício, para Aníbal Martins Clemente (primeiro presidente da PRODESAN), o que foi aceito pelos acionistas. Um dos grandes destaques do prédio acontecia durante as festividades natalinas, quando só ficavam acesas as luzes das salas que compusessem um mosaico específico, como uma árvore de natal ou uma cruz.


Recentemente revitalizado (2017-2018), o prédio da PRODESAN teve sua estrutura de concreto reforçada, as coberturas das janelas foram todas retiradas, lavadas e recolocadas. Os engenheiros da PRODESAN coordenaram o projeto, que foi realizado com recursos e mão de obra especializada próprios.


Leia mais:
Blog Memória Santista

www.prodesan.com.br