Prodesan S/A






Serviço tira 470 toneladas de lixo de galerias e canais (Publicado em A Tribuna)

É o saldo da remoção de resíduos feita, no mês passado, em 26 bairros da cidade

Por Izabelly Fernandes

Saboó foi um dos bairros por onde passaram equipes de Sepref e Prodesan. Neste mês, novo cronograma

Mais de 470 toneladas de resíduos foram removidas, no mês passado, de galerias, ramais, bocas de lobo, poços de visita e caixas de decantação em Santos. Cerca de 95% eram lama de drenagem oriunda de encostas e ruas. O balanço, da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref), revela o saldo do trabalho, realizado em 26 bairros. 

Limparam-se 1.073 bocas de lobo, 619 poços de visita, 575 caixas de decantação dos chuveirinhos da orla, 13,1 quilômetros (km) de ramais e 14,8 km de galerias, com limpeza manual, drenagem e desobtrução.

As estruturas que ajudam no escoamento da água pluvial em encostas, conhecidas como escadas hidráulicas, também passaram por limpeza.

Os canais da Cidade também foram limpos manualmente. O Canal 1 (Avenida Pinheiro Machado), por exemplo, foi submetido, ainda, a um trabalho de desassoreamento mecanizado no trecho entre as ruas Carvalho de Mendonça e Joaquim Távora. As ações foram realizadas com o auxílio de uma escavadeira hidráulica e caminhões basculantes, num total de 12 km de canais, e o mesmo ocorreu nas comportas da orla.

Em fevereiro, o trabalho foi realizado por equipes da Sepref e da Prodesan nos bairros da Alemoa Industrial, Areia Branca, Boqueirão, Campo Grande, Caneleira, Castelo, Centro, Chico de Paula, Embaré, Encruzilhada, Estuário, Gonzaga, Ilhéu Alto, Ilhéu Baixo, Jabaquara, José Menino, Macuco, Marapé, Morro Nova Cintra, Morro São Bento, Ponta da Praia, Saboó, Santa Maria, São Jorge, Vila Mathias e Vila Nova.

O cronograma de limpeza da Sepref para este mês prevê que o trabalho seja feito nos bairros Piratininga, Rádio Clube, São Jorge e São Manoel, todos na Zona Noroeste.